Qual a finalidade da caixa de distribuição de energia?
Uma caixa de distribuição de energia, também conhecida como quadro de distribuição ou caixa de fusíveis, é o equipamento onde ficam reunidos todos os fios que partem diretamente para o abastecimento elétrico de um imóvel. O material concentra a fiação para tomadas e lâmpadas de todos os cômodos de uma casa. É ainda nele que as cargas elétricas são divididas, o que quer dizer que é onde se estabelece quanto cada fio é capaz de suportar – para propiciar o funcionamento de aparelhos como chuveiros, geladeiras e ar-condicionados, por exemplo – sem representar riscos à segurança da instalação.
Por que usar o quadro de distribuição é imprescindível na organização das instalações?
O equipamento divide a instalação elétrica em vários circuitos conforme as necessidades apresentadas. Isso é fundamental já que cada circuito deve ser concebido de maneira a ser cortado sem que represente risco de alimentação inadvertida, por meio de outro circuito. Uma instalação precisa ser dividida no número de circuitos que se mostrar necessário. O objetivo é propiciar facilidade de inspeção e manutenção, além de evitar que, caso um circuito apresente algum tipo de falha, uma área inteira fique sem abastecimento de energia. Tanto em residências quanto em espaços que acomodam hóspedes devem ser planejados circuitos independentes para cada equipamento com corrente nominal superior a 10 A. Em casos de haver alimentação de energia por meio de vários sistemas, como gerador e subestação, o conjunto de circuitos alimentados por cada sistema determina uma instalação diferente. Sendo assim, cada instalação deve ser diferenciada das demais de forma clara.
Qual a importância dos disjuntores na caixa de distribuição de energia?
Feminina Desportiva Retrô Camisa Retrô Vinho Mania Camisa Desportiva Mania Feminina Ferroviária 1965 Os disjuntores têm como finalidade proteger os circuitos responsáveis por alimentar as cargas em todo o ambiente, seja de uma residência, comércio ou área industrial. Eles também são conhecidos como 'chaves', tendo a finalidade de ligar ou desligar o padrão de energia. Este dispositivo eletromecânico funciona como um interruptor automático, de modo a resguardar uma instalação elétrica de possíveis danos causados por sobrecargas e curtos-circuitos. Presente em caixas de distribuição de energia e outros equipamentos, identifica picos de corrente que ultrapassem o adequado para o circuito e a interrompe imediatamente para evitar que seus efeitos térmicos e mecânicos danifiquem a instalação elétrica em que foi empregado. Existem tipos diversos de disjuntores, desde os pequenos dispositivos indicados para utilização em instalações residenciais aos grandes equipamentos indicados para proteger a instalação elétrica de circuitos de alta tensão, como os que alimentam grandes cidades, que podem alcançar valores de até 100 A. Existem ainda os disjuntores magnéticos, recomendados para quando é necessário proteger os aparelhos com alta precisão, e os térmicos, que interrompem o circuito elétrico quando a temperatura fica muito alta. Após desarmado, o disjuntor pode ser rearmado várias vezes, para que haja a continuação do funcionamento do circuito.