BRANCO Feminino Salto Vizzano Tratorado Oxford 1294100 Oxford Feminino Bqwx0aw BRANCO Feminino Salto Vizzano Tratorado Oxford 1294100 Oxford Feminino Bqwx0aw BRANCO Feminino Salto Vizzano Tratorado Oxford 1294100 Oxford Feminino Bqwx0aw BRANCO Feminino Salto Vizzano Tratorado Oxford 1294100 Oxford Feminino Bqwx0aw BRANCO Feminino Salto Vizzano Tratorado Oxford 1294100 Oxford Feminino Bqwx0aw BRANCO Feminino Salto Vizzano Tratorado Oxford 1294100 Oxford Feminino Bqwx0aw

SAÚDE BUCAL


Musgo Sapatênis Masculino Masculino Sapatênis Pegada Pegada Sapatênis Musgo Pegada Sapatênis Pegada Masculino Musgo Aq5F1wq
© Fornecido por Cartola Tratamento envolve uso de placas interoclusais e fisioterapia.

Sente dor ao movimentar a mandíbula ou ouve estalidos quando a mexe? Isso pode significar que você sofre de disfunção temporomandibular (DTM), patologia que afeta a articulação temporomandibular (ATM) – estrutura que conecta a mandíbula aos ossos temporais do crânio. Além desses sintomas, outros mais comuns são dor de cabeça, na face, no ouvido, nos olhos, na coluna cervical ou ainda a limitação de movimentos. O travamento da região mandibular é uma das principais consequências da DTM. 

A origem da DTM é multifatorial. De acordo com a especialista em disfunção temporomandibular e dor orofacial Simone Carrara (CRODF: 2725), é raro que o paciente apresente apenas uma causa para a ocorrência da disfunção. “São vários hábitos que favorecem o surgimento da doença: bruxismo, pré-disposição por algum fator genético, trauma na mandíbula, lassidão ligamentar, que é quando a pessoa tem ligamentos frouxos, tudo isso contribui para que o indivíduo tenha uma maior tendência em desenvolver DTM”, explica. 

O diagnóstico começa com a anamnese, uma série de perguntas que o profissional da saúde faz para entender qual a doença do paciente. Nela, ele examina de perto a história clínica e realiza um exame físico que busca ver e ouvir os movimentos da mandíbula com um estetoscópio. “Apalpamos as estruturas e já na hora conseguimos identificar se o indivíduo tem problemas de DTM”, esclarece Simone. 

Segundo a especialista, é consenso entre os dentistas que nenhum procedimento para tratar DTM pode ser invasivo nos dias de hoje. “Como ela pode ser confundida com outras doenças, como enxaqueca e nevralgia do trigêmeo, pacientes podem acabar indo a profissionais errados, ficando sem o tratamento adequado”, comenta Simone. 

Algumas pessoas apertam os dentes com muita força e esse excesso de atividade muscular gera ácido láctico. “A intensa contração dos músculos causa uma dor de origem musculoesquelética por causa do ácido láctico acumulado. Como a região é cheia de nervos, o paciente vai ter uma resposta mais intensa.” Indiretamente, esse problema pode levar à enxaqueca, causada pela contratura muscular. 

A DTM pode ser controlada e ter seus sintomas reduzidos com dispositivos e placas interoclusais, que diminuem a pressão intra-articular entre a mandíbula e os ossos temporais do crânio. A fisioterapia, conforme Simone, é importante para restaurar os movimentos e as funções comprometidas que o paciente estava impossibilitado de fazer com a disfunção. “Os métodos mais utilizados são: eletroterapia, laser, ultrassom, manipulações, exercícios, compressas etc”, completa. Além disso, a conscientização do indivíduo é uma parte fundamental do tratamento. “Não adianta a pessoa ir ao dentista para resolver o problema, mas ficar mascando chiclete, roendo unha, apertando e tocando os dentes o dia inteiro.”

Para evitar o apertamento dos dentes, a especialista recomenda ficar com as arcadas desencostadas. “Mesmo que no início seja difícil, tem que tornar essa posição de esforço um hábito”, enfatiza Simone. Uma outra alternativa para tratar a dor na DTM é o manejo farmacológico. “Trabalha-se com medicamentos análogos da morfina para retirar essa dor. Mas ressalto que a doença não é resolvida com a medicação, só a crise da dor.” Nas palavras da dentista, a medicação deve vir acompanhada de outras terapias. 

Uma das famosas consequências da DTM é o travamento da mandíbula. A causa pode ser de origem muscular ou articular. Se a contração dos músculos for muito forte, isso impede o movimento. “Essa contração tem origem no bruxismo, que é quando o paciente aperta tanto os dentes que a musculatura fica enrijecida, como se estivesse em um estado constante de tensão”, informa Simone. Traumas como socos, boladas e, novamente, o bruxismo podem fazer com que o disco presente na articulação temporomandibular fique deslocado, impedindo o movimento da mandíbula e deixando-a travada.

O tratamento  desse travamento da mandíbula é similar ao da própria DTM. Além da fisioterapia, usam-se as placas interoclusais. Caso o disco esteja deslocado, os profissionais manipulam os movimentos para tentar colocá-lo na posição original. “Se isso der certo pode ser que ele nem precise fazer outras terapias, mas se ele continuar com alguma disfunção seguimos com outros procedimentos”, conta Simone.  

O estresse é um fator que, por meio de condições neuroquímicas, favorece o travamento da mandíbula. De acordo com a especialista, isso acontece porque o apertamento dos dentes aumenta em situações estressantes, tensionando a musculatura e impedindo o movimento. “As substâncias liberadas nesses momentos abaixam o limiar da dor e deixam o paciente mais vulnerável, então, qualquer pressão das arcadas é sentida de forma mais intensa”, declara Simone. Apesar de haver estudos que investigam essa relação, falta ainda um resultado comprobatório. 

Publicidade
Sandália Água amp; Sandália Água Birk Marinho Terra Terra Birk amp; Marinho RqIpCR

Achou a história interessante?

Curta a nossa página no Facebook para ver histórias semelhantes


Oxford Feminino Salto Tratorado Vizzano 1294100 

Oxford feminino confeccionado em material sintético, fechamento por cadarço, biqueira redonda e salto grosso tratorado. Possui palmilha com alta absorção de impacto e umidade, solado flexível, emborrachado com frisos antiderrapante para garantir maior segurança e conforto ao caminhar.

- medida aproximada do salto: 8cm e meia pata 3cm 
 
Informações Adicionais:
Tamanhos: 33 ao 40
Cor: branco 
Modelo: Oxford Feminino Salto Tratorado Vizzano 1294100 
Material: sintético 
Detalhes adicionais: sola tratorada, salto grosso, fechamento por cadarço
Solado: antiderrapante
Palmilha: macia
Marca: Vizzano
Foto realizada com tamanho: 38
Categoria: Moda Feminina - Calçado Feminino - Oxford 
 

VIZZANO

A grife Vizzano celebra o estilo e a sofisticação das mulheres de personalidade marcante. Com modelos que unem o melhor da moda com qualidade e design únicos, oferece conforto em todas as ocasiões.

A cada nova coleção, todos os detalhes são especialmente desenhados para destacar a beleza e fortalecer a atitude feminina.

As inspirações da marca passeiam entre recortes e linhas suaves dos clássicos, modelagens modernas, cores da moda e muito glamour. Tudo isso sempre alinhado com as tendências que são sucesso nas passarelas do mundo.

Oxford Feminino com Ótimos Preços na Marisa. Compre Oxford Feminino em até 12X sem juros no cartão Marisa e em até 10X nos demais cartões. Aproveite!

Enviar Comentários ao MSN

Sapatenis Masculino Hankook Sapatenis Shoes Zariff Marrom Zariff qnPHxq61

Agradecemos seus comentários!

Dê uma classificação geral para o site: